sábado, 14 de agosto de 2010

Leilões Virtuais do tipo Ebay - Dez dicas para uma compra segura!

Independentemente de você estar atrás de uma máquina de escrever antiga ou de um laptop avançado, com certeza encontrará o item procurado em um dos muitos sites de leilão na Web. A maioria das transações dos leilões corre facilmente e sem problemas. Entretanto, o número de fraudes em leilões vem aumentando. Você pode notar que o item recebido não é o que o vendedor prometeu. Ou você pode não receber o item que arrematou no leilão. Você pode até mesmo descobrir que o vendedor usou suas informações para roubar suas informações pessoais ou sua identidade. Felizmente, é possível prevenir-se contra a fraude nos leilões se você fizer alguma pesquisa e seguir estas dicas.

Pesquise o site de leilão.

Se você nunca usou um site de leilão online, leia o arquivo de ajuda do site antes de dar um lance. Além disso, leia atentamente a declaração de privacidade do site, assim como seu acordo com o usuário. Por exemplo, se você der um lance, a maioria dos sites de leilão não permitirá que você volte atrás se vencer o leilão. Verifique se há seguros e garantias. Alguns sites o reembolsarão se você for enganado.

Pesquise o vendedor.

Peça um número de telefone para confirmação. Desconfie dos vendedores que pedem que você mande o pagamento para caixas postais em vez de endereços completos. Muitos sites de leilão rastreiam o histórico do vendedor e incentivam os comentários dos compradores sobre sua experiência com o vendedor. Faça perguntas antes de lidar com os vendedores que não tenham comentários ou histórico de vendas.

Pesquise o item.

Independentemente de você estar dando lances por itens de colecionador ou computadores, compensa informar-se um pouco sobre o item. Encontre um especialista naquele determinado item e pergunte se ele pode atestar sua autenticidade. Compare preços de itens semelhantes em outros leilões ou mesmo em lojas online. Questione se o preço no leilão for consideravelmente mais baixo do que em outros lugares.

Cuidado com itens com datas de remessa superiores a 20 dias após o recebimento do pagamento.

Uma data de remessa tardia pode ser um mau sinal. Muitos sites de leilão exigem que os vendedores enviem os itens após um determinado número de dias do pagamento. Consulte o acordo com o usuário do site para verificar se o vendedor está cumprindo esse intervalo. Se o leilão não especificar um tempo estimado para a remessa, entre em contato com o vendedor. Se o vendedor não der uma resposta direta, será mais prudente comprar em outro lugar.

Dica: antes de dar seu lance, pergunte ao vendedor se ele pretende enviar o item usando um serviço com rastreamento de remessa. Se a remessa se atrasar, você poderá contatar o vendedor, que poderá informá-lo exatamente quando o item deverá chegar ou fornecer-lhe as informações de rastreamento da remessa.

Desconfie dos negócios que parecem bons demais para ser verdade, especialmente em períodos festivos.

Um leilão que começa com um preço muito abaixo do de outros leilões de itens semelhantes pode indicar um produto de qualidade inferior, ou pode significar que o item é roubado.

Nunca se deixe enganar pela promessa de um negócio melhor em um site de leilão.

Você poderá receber emails de estranhos oferecendo itens semelhantes àqueles pelos quais você deu lances, mas a um preço inferior. Alguns trapaceiros usam essa técnica para atrair as pessoas dos sites de leilão confiáveis. Lembre-se de que quando você interage fora do site, não está mais protegido pelas políticas de privacidade e segurança do site.

Nunca pague em dinheiro ou com uma ordem de pagamento.

Desconfie também de solicitações de transferências bancárias e de vendedores que desejam ser pagos em moeda estrangeira.


Questione os vendedores que solicitarem o envio do pagamento para um endereço diferente do que consta no leilão.

Alguns vendedores fraudulentos mudarão o endereço do pagamento ou outros detalhes após a conclusão do leilão. Questione sempre essas alterações e, se o vendedor não agir corretamente, denuncie-o ao serviço de leilão.



Considere o uso de um serviço de pagamento terceirizado.

Os serviços de pagamento terceirizado (em inglês) permitem que você transfira dinheiro para uma conta online e faça pagamentos a partir dessa conta, sem correr o risco de expor os dados do seu cartão de crédito ou conta bancária. Para itens de alto valor, você pode usar um serviço de fiel depositário online para agir como intermediário. O serviço de fiel depositário retém o seu dinheiro até você receber e aprovar o item do vendedor. O comprador e o vendedor devem concordar quanto aos termos do fiel depositário.

Dica: tome cuidado com vendedores inflexíveis quanto às opções de pagamento.

Nunca responda a solicitações não requisitadas para atualizar as informações de sua conta.



Esses emails podem ser golpes usados para roubar sua identidade. A maioria das empresas legítimas nunca envia email não solicitado ou solicitações por mensagens instantâneas pedindo suas senhas ou informações pessoais. Se você receber uma solicitação dessas e achar que pode ser legítima, entre em contato com a empresa diretamente (não por meio da mensagem recebida) e peça confirmação.

Fonte: http://www.microsoft.com/brasil/athome/security/online/auctionbid.mspx




2 comentários:

  1. Olá, Júnior!
    Estou querendo comprar um carro que o atual proprietário comprou em leilão. Ele disse que foi carro tomado por falta de pagamento, mas no site do Detran está escrito carro sinistrado/recuperado...
    Estouu sendo enganada???

    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Oi Paolla,

    Se no Detran estiver SINISTRO ** NÃO COMPRE **, você terá problemas quanto a seguro e/ou o veículo pode ter vários problemas estruturais devido ao sinistro que sofreu.
    Procure um nova oportunidade, existem várias, basta não ter pressa.

    Abraços e Boa Sorte

    ResponderExcluir