sábado, 4 de fevereiro de 2012

Comprei no leilão e o documento não chegou ainda. O que fazer?

Comprei no leilão e o documento não chegou ainda. O que fazer?


Antes de tudo eu gostaria de agradecer pela grande quantidade de comentários e visitas neste BLOG, que é nosso BLOG. Uma comunidade para ajudar a esclarecer a todos sobre o funcionamento de leilões que é tão pouco divulgado. Deixo claro que minha intenção não é favorecer ou prejudicar alguém ou alguma empresa, mas sim compartilhar experiências de anos de trabalho no ramo.

Procedimentos para serem adotados quando seu documento não chegar.

Em postagens anteriores eu expliquei sobre o funcionamento dos leilões, seus riscos, vantagens, cuidados, melhores opções de compra. Falei também sobre sinistro, revenda de carros de leilão, além de mencionar sobre alguns leiloeiros, entre outras coisas.

Os baixos preços dos leilões atraem muitas pessoas à compra, mas estes preços não são baixos por acaso. Existem os riscos, e um destes riscos é o atraso na entrega da documentação, que não equivale a 1%, mas quando isto acontecer você precisará de algumas informações a respeito.

Os principais motivos para que ocorra o atraso da documentação são:


GRAVAME:

É a alienação do veículo em um sistema de proteção dos bancos e das financeiras. É o chamado SNG (sistema nacional de gravame). Quando alguém compra um veículo financiado, é lançado um gravame que impede a transferência do veículo para outro proprietário. 
Para transferir e preciso baixar o gravame. Se o gravame for de outro banco, o comitente vendedor em leilão dependerá do outro banco para efetuar a baixa. 

RENAINF :
É um sistema coordenado pelo Departamento Nacional de Trânsito- DENATRAN que registra as infrações à legislação de trânsito cometidas em unidade federada diversa daquela onde o veículo estiver registrado e licenciado, bem como, permite o registro das infrações impostas pela Polícia Rodoviária Federal-PRF e o DNIT - Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes, independente da vinculação de registro do veículo.  Esse sistema possibilita que o órgão autuador tenha os dados necessários para notificar o infrator sobre a infração cometida e sobre a respectiva penalidade, bem como vincular os débitos existentes no DETRAN de registro do veículo.
Se o débito não estiver disponível no DETRAN da UF do veículo, não é possível efetuar o pagamento. Mas também não é possível transferi-lo, causando o atraso na emissão do documento.


Nestes dois casos, tanto o leiloeiro quanto o banco ficam com as mão atadas dependendo de terceiros.

Após o vencimento do prazo da entrega da documentação, você deve ligar pelo menos 2x por semana no escritório do leiloeiro para se informar de quais medidas estão sendo adotadas para regularização da situação.
Caso atrase mais de 30 dias, solicite imediatamente a recompra do veículo.


RECOMPRA:

Na recompra são devolvidos todos os gastos que você teve com o veículo, valor, comissão, despesa adm. e benfeitorias. As benfeitorias são reparos/consertos que você realizou agregando valor ao veículo após a retirada do pátio. Mas para o ressarcimento destes valores acontecer, é preciso ter todas a notas em mãos, além de uma nova vistoria que é realizada no pátio comparando o estado de saída do veículo quando do leilão com as condições na devolução.

O processo de recompra é o mais utilizado atualmente, porém em alguns casos o comitente pode se recusar a efetuar a recompra. Neste caso você deve entrar com um processo judicial no tribunal de pequenas causas, contra o comitente vendedor, pedindo este ressarcimento. Além de algum eventual valor referente a perdas e danos, se houver.


Na próxima postagem falaremos mais um poucos de outras situações que podem ocorrer o atraso da documentação e como proceder.

Veja também:

26 comentários:

  1. Boa noite, tenho duvida a respeito do documento do veiculo se os débitos são quitados como impostos e multas até a data do leilão. E se depois que eu comprar o veículo a aparecer algum debito ou multa com a data anterior o dia que comprei quem paga esse débito.

    ResponderExcluir
  2. Oi Amigo,

    A maioria dos dos veículos vendidos em leilão são quitados, isso porque são transferidos para os bancos/financeiras/seguradoras antes de irem a leilão.
    Em alguns casos podem ocorrem de serem vendidos com débitos anteriores, mas são raros. Consulte sempre os Leiloeiro os veículos que lhe interessar.

    Alguns comitentes reembolsam débitos acima de 500,00 se aparecer após a venda. Por exemplo: Se aparecer 700,00 , o comitente paga 200,00 e você que terá que pagar restante.

    Boa Sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Junior seu blog 10, você aborda assuntos muito interessante parabéns.

      Excluir
  3. Olá amigo tenho apenas perguntas comprando carro no leilão pode cair sobre ele multas anteriores, quem paga, atrasa a documentação o comprador tem como verificar se a multas do carro antes de comprar no leilão; obrigado pela sua atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amigo,

      Estas especificações sempre estão no catálogo do leilão. porém, o mais comum é o banco arcar com débitos anteriores acima de 500,00, ou seja, se aparecer 490,00 fica por sua conta.

      Falow

      Excluir
  4. ola junior!
    gostaria de tirar uma duvida,comprei um carro em um leilao,mas ja faz mais de 30 dias que efetuei a compra e ate agora nao chegou os documentos,esse processo demora assim mesmo?pois estou preocupado,pois estou com o carro guardado aqui e nao posso rodar com ele!eles nao deveriam dar pelo menos o crvl para rodar ate chegar os documentos ?como devo proceder?
    obrigado
    suas dicar sao nota 10.....
    valew

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cara,

      Você leu a postagem toda?

      Falow

      Excluir
    2. Ola junior!
      como assim ler toda a postagem?
      nao entendi...
      Eduardo

      Excluir
  5. Bom dia, parabens pelo site.

    Tenho uma duvida. Caso eu vença um leilão estando online em outro estado/cidade, como fazer para liberar o veiculo/bem e envia-lo a meu endereço? Tenho que comparecer ao deposito ou há alguem que desembarace e envie? E os custos? Obrigado. Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amigo,

      Qualquer pessoa designada por você através procuração reconhecida, pode retirar a nota de venda no escritório do leiloeiro e o bem no depósito.

      Falow

      Excluir
  6. eaw junior tenho uma spacfox de leilao e nao estou comsequindo tirar o sinistro de batido se suber favor pasar uma resposta pra min no msn welitinho1.0@hotmail,com obrigado

    ResponderExcluir
  7. Olá Junior.
    Cara valeu pelas dicas de Leilão....
    Na sua postagem disse que se o documento demorar mais de 30 dias para chegar posso pedir a recompra do veículo.
    Comprei um veículo no dia 11/04, no termo de contrato dizia que os documentos chegariam em 45 dias, ao ligar em São Paulo na empresa de Leilões a atendente me disse que eram 45 dias úteis emora não especificado no contrato. Minha pergunta é:
    Você sabe se procede a informação devido aluma Lei, ou tenho direito de reclamar meus 45 dias corridos?
    A segunda pergunta é, esses trinta dias são apenas após a data limite para a entrega ou desde o momento que fiz a compra?
    Muito Obrigado amigo

    ResponderExcluir
  8. Oi Junior,

    Não existe lei que prevê isto. O que rege são as condições do leilão, ou seja, se o leiloeiro informou isto antes, no site ou catálogo do leilão, não tem o que reclamar.
    Normalmente são 30 dias, mas em alguns casos os leiloeiros vendem com 45 ou mais dias para entregar a documentação.

    Após o vencimento deste prazo, você pode reclamar medidas junto a empresa.

    Abçs

    ResponderExcluir
  9. Ola Junior Silva, voce possui msn ou facebook ou algo que possamos conversar online ? obrigado, meu email/msn eh bernardop9@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Junior... Entao eu estou querendo abrir uma revenda de veiculos,e eu fiquei sabendo que a maioria das lojas de carros usados comprar os carros de leiloes e depois revendem pelo valor de mercado. Eu gostaria de saber se quando eu compro um carro no leilao,se vem no documento do carro escrito que foi de leilao e se o comprador na hora que for comprar o carro,por exemplo,sabera de alguma forma que eu comprei no leilao...

    Aguardo a resposta

    Valeuu,Peseo

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Junior Silva,
    Tenho umas dúvidas..
    Nunca comprei on-line por falta de informação... Então gostaria que me tirassem algumas dúvidas...
    Após eu efetuar um pagamento de um lote, posso enviar uma empresa de transporte ( cegonha ) retirar o veículo?
    Como sou de Francisco Beltrão - PR e pretendo comprar um lote de Curitiva (Sodre Santoro), como faço para autorizar a retirada pela empresa (cegonha) sem estar presente no momento da retirada... Qual o procedimento?
    Obrigado e parabéns pelo excelente Blog !

    ResponderExcluir
  12. Olá Junior! Comprei um Carro no Leilão e hoje completam 80 dias úteis que estou esperando chegar os documentos. Quando completaram 60 dias úteis fui a empresa e disseram que a tolerância são 70 dias úteis, porem no manual do leilão fala que o prazo para entrega são 60 dias úteis. Quando completaram exatos 70 dias úteis fui novamente a empresa e solicitei a recompra do veículo. Pedi um comprovante da minha solicitação e informaram que não entragam, e que apenas lançam no sistema a minha solicitação. Informaram também que o banco iria enviar, via sedex, os procedimentos da recompra. Porém, caso o documento do carro ficasse pronto no meio desse processo, o Banco tem o direito de cancelar a recompra. Hoje estou entrando com processo no Juizado Especial Civil contra a BV Financeira e a Empresa do Leilão. Estou com todas as NF(benfeitorias no veículo) e demais documentos. Quero a recompra e se possível danos morais. Tive que comprar outro carro para poder resolver meus compromissos. Junior, na sua visão, quais as minhas possibilidades? Abs

    ResponderExcluir
  13. Prezado Júnior, Boa Tarde!

    Antes de mais nada parabéns pelo Blog, dá uma luz a muita gente que fica perdida nesse mundo dos leilões. Agora deixe-me apresentar meu nome é Marcus Araújo, sou um profissional formado em Engenharia Mecânica Automobilística com carreira desenvolvida em Inspeção de Segurança Veicular, Perito em Vistoria Prévia Cautelar credenciado pelo INPEA, atualmente atuo como autônomo com emissão de laudos de recuperabilidade para veículos recuperados de sinistro (documento necessário para exclusão e desbloqueio conforme Resolução 362/10 do CONTRAN). Entro em contato para oferecer meus serviços a fim de criarmos uma parceria. Caso haja interesse, abaixo deixo meus contatos:

    Atenciosamente,

    Marcus Araújo
    marcusaraujo03@gmail.com
    (11) 99160-6991
    (11) 7753-9620
    id 100*50521

    ResponderExcluir
  14. Olá, parabéns pela iniciativa.
    Comprei uma carro, em 25-10-12. Ontem dia 07-01-13 encerrou o prazo de 45 dias úteis. Consegui monitorar o andamento da documentação via detran e policia rodoviaria federal, e portanto sei que já foram quitadas as dívidas do veículo, e já foi transferido para o nome de BV Fianceira a aprox 3 semanas (bem no período dos feriados).
    Como eu já estou prevendo enrrolação, eu gostaria de saber de você algumas dicas pra melhor cobrar, tanto da empresa de leilões, como da BV. Detalhe, eu entrei em contato com a BV via chat do site deles, e querem o numero de contrato. Na NF de compra há um número de contrato, que segundo a BV, não está no meu nome, e isso ainda tenho que verificar com o leiloeiro... E isso me deixou intrigado.
    Então me caro.. se puder, me dê dicas de como eu posso melhor cobrar essa turma de enrolados, se devo começar a me preocupar.. abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou capaz de apostar que você comprou o veículo em leilão da Sodre Santoro. Esse pessoal não tem vergonha na cara, demoram vários meses para entregar a documentação e ficam mandando "desculpas esfarrapadas" ou culpando a BV Financeira.

      Excluir
  15. Boa tarde, comprei 2 motos num leilão do rodando legal no rio de janeiro, já tem 5 meses que dei entrada nas documentação no Detran e acompanho pela internet, meus processos ficam passando de departamento em departamento. tem alguma lei que restringe esse tempo? Li alguma coisa na internet que depois de 90 dias posso entrar na justiça, mas nada oficial. Gostaria de saber se tem em algum lugar algo falando sobre prazo legal de recebimento do documento. Att Caio Melo

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Junior!!!
    quero comprar um lote no Sodre Sontoro, como faço para receber o carro aqui no Rio? Fiquei sabendo que devo contratar um segonheiro, mais não sei como, queria sua ajuda.

    ResponderExcluir
  17. Comprei um veiculo no claudio cezar kuss em curitiba no dia 21/10/2014 e no dia 06/11/2014 apareceu um Renajud. O carro ainda esta em nome do antigo dono. Entrei com processo de recompra e eles estao querendo esperar os 45 duas para aceitar o pedido. Sabendo que sera impossivel de dar baixa nos proximos dias. Contra quem devo entrar com pequenas causas e danos ? Como agir preciso de ajuda. Nao to podendo trabalhar. To com o carro encostado

    ResponderExcluir
  18. aconteceu o mesmo comigo, comprei no claudio kuss leilao e pra minha surpresa agora apareceu um Renajud cm restrição a venda...
    como vc resolveu?

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Gostaria de saber se conhece o site lancemaiorleiloes.com.br e se o mesmo é confiável ?
    tenho visto carros em boas condições lá.
    grato.

    ResponderExcluir