sábado, 11 de setembro de 2010

O que é Leilão Judicial?

Olá, caro leitor.


Neste Post falarei um pouco mais sobre Leilão Público Judicial.

Leilão Público Judicial é a venda de bens penhorados através de mandado judicial, para garantia de uma execução. No caso da Justiça do Trabalho, são para pagamento de dívidas de processo trabalhista.

Os bens podem ser vistoriados normalmente antes do Leilão Público Judicial, mas em alguns casos o executado que fica com a guarda dos bens e acaba dificultando a vistoria. É aconselhável a presença de algum participante da equipe do Leiloeiro durante a visita.

Não existem lances mínimos definidos em lei para os bens vendidos em Leilão Judicial, porém alguns juízes determinam que seja publicado no edital que, não serão aceitos lances inferiores a 50% do valor da avaliação.

Neste caso os bens acabam sendo vendidos pelo maior lance ofertando, desde que o juiz não o considere vil, ou seja, valor que não seja muito inferior considerando valores e aceitação de mercado. Pois não existem leis que determinam porcentagem ou margens de valores, ficando esta decisão fica por conta do juízo da execução.

Qualquer pessoa pode participar de um Leilão Público Judicial, desde que possua em mãos documentos comprobatórios de sua identidade. No caso de pessoa jurídica, o representante deverá possuir procuração explicitamente para este fim, contrato social e cartão do CNPJ, além de seus dados pessoais.

Após o arremate de um bem, é lavrado um auto de arrematação que depois de assinado só poderá ser cancelado por vícios de nulidade, ou seja, impera o direito de adjudicação do executado pagando valor do avaliação e permanecendo com o bem.

Nos casos que ocorrer nulidade, o valor pago é restituído ao arrematante e devidamente corrigido por juros de poupança.

Leia mais sobre Leilão Judicial.




Fico por aqui,
Até a próxima!

3 comentários:

  1. Comprar nos leilões da receita federal vale a pena para revender? Qual sua opinião dos leilões da receita federal?

    ResponderExcluir
  2. Oi X, Não tenho informações significativas sobre leilões da receita federal, mas vale lembrar que os bens vendidos em leilões são vendidos, na sua maioria, com valores bem abaixo do mercado e não havendo débitos anteriores com certeza vale a pena.

    Abraço
    Junior

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Junior,

    Gostaria de saber mais sobre: AÇÃO DE EMISSÃO DE POSSE, gostaria de comprar imóveis, mas não tenho idéia como desocupar.


    Obrigado,

    Danilo
    danilosss@yahoo.com.br
    21-7720-6997

    ResponderExcluir